A seguir apresentarei um método para cálculo da quantidade de concreto necessária para execução de uma fundação em Tubulão. Confira essa dica!

Iremos calcular o volume de concreto necessário para concretar os tubulões da imagem a seguir (referentes aos pilares P17, P18, P22 e P23):

,

O detalhamento desses tubulões pode ser verificado na imagem abaixo:

Conforme é possível notar, informações como diâmetro da base B (cm), diâmetro do fuste F (cm), altura da base H (cm), volume de alargamento da base Vb (m3) e cota de apoio do tubulão C.AP. (m), foram fornecidas em projeto. Essas informações podem também vir em formato de tabela.

O cálculo do volume de concreto necessário para a concretagem de um tubulão será a soma de dois volumes: o volume de alargamento da base Vb (já fornecido no projeto e hachurado em azul na figura acima) e o volume de um cilindro (que iremos chamar aqui de Volume do Fuste). Para cálculo do Volume do Fuste, iremos utilizar a fórmula do volume de cilindro, e a princípio, iremos adotar uma altura unitária (hfuste=1m). De posse do valor da altura do fuste de fato (Cota Superior – Cota de Apoio), multiplicaremos o valor do volume unitário por essa altura encontrada.  Uma forma simples para cálculo desse volume de concreto é por meio da tabulação dos seguintes dados:

O primeiro passo é preencher a coluna referente ao diâmetro do fuste (representado por F no projeto) de cada tubulão e calcular a quantidade de concreto em m3 para cada metro de fuste, utilizando a fórmula exposta acima. Lembrar de converter o valor do diâmetro, de cm para m. 

Para efeitos de cálculo, irei considerar que a COTA SUPERIOR equivale à COTA DE ESCAVAÇÃO, que foi fornecida no projeto e equivale à 94,58 m. A COTA DE APOIO para os quatro tubulões é igual à 90,70 m. Logo, a altura do meu fuste será de 94,58 – 90,70 m = 3,88 m. 

O volume da Base, conforme dito anteriormente, já foi fornecido no projeto (Vb). O Volume do Fuste será o produto da seguinte multiplicação: Volume do fuste m3/m x Diferença entre as cotas superior e de apoio. O volume total será a soma entre o Volume da Base e o Volume do Fuste. 

Adotaremos uma perda de 15% e o número de repetições dependerá do seu projeto. Neste caso, apenas o TB P22 se repete duas vezes. Total global (m3) = Volume total (m3) x (1+Perda%) x Repetições.

Logo, o volume de concreto necessário para concretagem destes tubulões é de aproximadamente 39 m3

ESCRITO POR:

Levantamento de Volume de Concreto para Tubulão